Se você está pensando em visitar um clube de tiro pela primeira vez, provavelmente esteja com várias dúvidas em sua cabeça e até apreensivo em saber como será disparar uma arma e vivenciar essa experiência incrível.
Com certeza toda arma de fogo deve ser respeitada todo o tempo, mas não há nada com o que se preocupar se estiver utilizando uma arma de qualidade e em um estande de tiro que ofereça toda a segurança para o atirador, principalmente se estiver acompanhado de um instrutor de tiro experiente ao seu lado. Para ajuda-lo à ter uma experiência divertida e memorável nós criamos uma lista com 10 dicas para atiradores iniciantes:
1 - Faça uma aula básica de segurança antes de pegar em uma arma de fogo
Antes de você decidir atirar em um clube de tiro, é essencial que faça uma aula básica de segurança para entender como funciona uma arma de fogo e como se comportar dentro do estande tiro, garantindo a sua própria segurança e dos outros atiradores que estão em volta.
2 - Use os equipamentos de segurança todo o tempo
O som do disparo das armas de fogo são realmente altos, principalmente dos fuzis e rifles, por isso é obrigatório durante todo o tempo que estiver dentro do estande de tiro que utilize os abafadores sonoros para proteção da audição.
Além do abafador outro equipamento de segurança do clube de tiro são os óculos de proteção, garantindo que nenhum estilhaço de alvo ou até mesmo ricochete de munição prejudique sua visão.
3 - Encontre um instrutor de tiro
Ao chegar no clube de tiro procure o instrutor responsável e explique qual o seu nível de conhecimento e o que espera fazer nessa primeira vivência no estande de tiro, assim ele poderá orienta-lo para que possa desfrutar ao máximo a sua experiência de atirar com uma pistola, revólver, espingarda ou até mesmo um fuzil.
4 - Aprenda os fundamentos básicos do tiro
Simplesmente alinhar a mira e disparar o tiro não é o suficiente. Você precisa entender os fundamentos básicos do tiro para que possa desenvolver uma técnica adequada de disparo e acertar o alvo com consistência. Como exemplo, como segurar a arma em relação a posição do seu corpo e segurar a arma de forma precisa e segura.
5 - Desenvolva uma empunhadura consistente na arma
Para uma pessoa destra, apenas segurar com a mão direita não é o suficiente, desenvolva uma empunhadura boa junto com a mão esquerda para que possa exercer a pressão correta na arma e atingir maior precisão nos disparos.
6 - Escolha o calibre ideal para um atirador iniciante
Se você nunca atirou e deseja vivenciar a experiência de atirar com diferentes armas, vai fundo e atire com o maior número de armas que tiver disponível no clube de tiro.
Mas se você deseja se tornar um atirador esportivo e frequentar o estande de tiro de forma mais consistente, não faz sentido você escolher atirar sempre com um revólver magnum por exemplo, que é uma arma extremamente forte, no final do dia estará com a mão doída já. Uma pistola de calibre por exemplo, pode ser uma ótima escolha para novos atiradores.
7 - Expere que seja barulhento
A maioria dos novos atiradores se espanta como um estande de tiro indoor é barulhento, devido ao número de pessoas atirando ao mesmo tempo e ao eco do som dentro do ambiente fechado, isso mesmo utilizando os abafadores de ouvido.
8 - Aprenda como pressionar o gatilho da arma
Para iniciantes é interessante que aprendam a pressionar o gatilho da arma "em seco", ou seja, sem a munição inicialmente. Isso ajuda ao atirador entender em qual momento exato o gatilho irá disparar a arma e é uma ótima oportunidade do instrutor já ir corrigindo o novo atirador.
9 - Pergunte aos mais experientes
Não tenha vergonha de tirar dúvidas com os mais experientes, as armas de fogo são complexas muitas vezes e sempre irão oferecer risco de segurança se manuseadas incorretamente, a maios dos atiradores mais experientes adoram conversar e ajudar outras entusiastas dentro do estande de tiro, além de ser uma ótima oportunidade de fazer novos amigos.